quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Educadores e poder público discutem soluções para a aprendizagem

Os resultados do Sistema Permanente de Educação Básica do Ceará (Spaece) foram discutidos, ontem (16), pelos professores, coordenadores e diretores de escolas, durante o Encontro Estadual de Política e Administração da Educação. De acordo com Elízio Pazeto, doutor em Planejamento e Avaliação Educacional, o problema de aprendizagem inclui diversos fatores psicossociais que precisam ser acompanhados pelas escolas. “A aprendizagem significa, sobretudo, ter condições de aprender. Se a saúde não vai bem, se a família está desajustada, se existe problemas em outras ordens, eles vão interferir em todo o processo”. Izolda Cela, secretária de educação básica do Estado, afirma que esse acompanhamento pela escola já existe, “trata-se do diretor de turma, projeto piloto, que já acontece nas escolas de educação profissional e deve se expandir para toda a rede estadual”. Quanto ao resultado do Spaece, a secretária afirma que a escolha de não reprovação dos alunos obteve resultados desastrosos. “Muitos dos alunos do Ensino Médio vem de processo de aceleração de aprendizagem, fazendo todas as séries do Ensino Fundamental II em um ano. Não podemos condenar esse programa, mas o nível de proficiência trouxe índices muito mais baixos do que esperado”. Izolda lembra, ainda, que muitos professores e gestores sabiam muito pouco sobre os exames. “Uma das medidas fundamentais é fazer com que eles se debrucem sobre este material de análise”.(Diário do Nordeste, Janayde Gonçalves, 17/09)

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